Na aflição

Salmo 119.65-72

Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala (Jó 36:15).

É através das dificuldades que temos as maiores oportunidade de chegar mais próximos de Deus. Quando tudo parece perdido nossa fé é despertada, pois sabemos que nada mais pode nos ajudar a não ser a bondade do Senhor. Na hora da dor, depositamos no Senhor totalmente nossa esperança.
O sofrimento acaba com nosso orgulho e vaidade. Encaramos a realidade da vida. Passamos a pensar nas coisas do alto, dando menor valor as coisas desta terra. Conversamos mais com Deus. Desejamos estar com o Senhor. Lembramo-nos das suas promessas sobre termos um lugar lá no céu preparado para nós, onde não haverá mais sofrimento, nem lágrima e nem dor.
Aproximamo-nos mais de Deus quando estamos passando por dificuldades, pois somos confrontados com nossos pecados. Nossa mente passa a esquadrinhar cada canto de nossa vida. Arrependidos, confessamos a Deus e alcançamos seu perdão.
O grande perigo está em não se aproveitar esta oportunidade. Muitos, depois de passar por algum sofrimento, se tornam piores do que antes. Isso ocorre geralmente porque não dão continuidade a ação iniciada no período do sofrimento. Enquanto estão em dificuldade correm para Deus, mas quando a dor cessa se afastam do Senhor. O sofrimento, então, neste caso não ajuda em nada. É preciso lembrar que a comunhão com Deus, iniciada no momento do sofrimento, só irá continuar se depois das dificuldades ainda depositarmos a nossa fé no Senhor. É preciso manter nossa humildade, reconhecer nosso pecado e nos afastar dele, pensando sempre nas coisas de Deus.
Não podemos pensar que só porque passamos por um sofrimento já estamos maduros e alcançamos uma garantia de santidade.
Davi disse que antes da aflição ele estava andando errado e depois dela passou a andar de forma correta, não apenas por ter passado pela aflição, mas por ter na aflição, aprendido a guardar a palavra de Deus.

Está doendo, é tempo de conhecer a Deus.