Oliveira verdejante

Salmo 52

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre (Sl 52:8).

Oliveira é uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de troncos retorcidos que produz azeitonas. A principal característica da oliveira é ter vida longa, atingindo cerca de até 1000 anos. Na Bíblia oliveira significa abundância, aparece como sinônimo das bênçãos divinas.
Davi tinha grandes olivais. Conhecendo a importância da oliveira e a diversidade de utilização que ela tinha, faz essa comparação do justo com uma oliveira que floresce. Davi afirma: quem confia em si mesmo e vive a praticar o que é mal será destruído, mas aqueles que buscam refúgio no amor de Deus serão como uma oliveira que floresce.
Para sermos uma oliveira que floresce precisamos estar plantados na casa de Deus. Da mesma forma que uma planta precisa estar plantada em um solo bom que lhe de condição de crescer e florescer, precisamos firmar nossas raízes em Deus.
O caminho para estarmos plantados em Deus começa com a participação de uma comunidade cristã. Não será possível florescer, se insistirmos em buscar o que é mal, se falarmos mentiras e praticarmos o que é errado.
Também, para sermos uma oliveira que floresce precisamos confiar no amor de Deus. O texto diz: sou como a oliveira que floresce e confio no amor de Deus. A atitude de ficar plantado em Deus só têm aquele que foi tocado pelo seu amor, quando compreendemos que Ele quer cuidar de nós e nos abençoar. Em João 15:5b, Jesus faz uma comparação parecida dizendo que ele é uma videira e nós somos os ramos. Ele diz: “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” Isso é confiar no amor de Deus, isto é, quando entendemos que sem Deus nada podemos fazer.
Que possamos dizer como o salmista: “Eu sou como uma oliveira que floresce”, plantado em Deus e confiante no amor de Deus.

Confiar no amor de Deus é saber que junto Dele há esperança, crescimento e vida.