Superação pessoal

I Coríntios 9.24-27

Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue (Hb 12.4).

Alguém disse certa vez que a única pessoa à qual somos capazes de superar é a nós mesmo.
Não podemos concorrer com ninguém, pois somos diferentes em inumeráveis questões. Nunca seremos melhores do que ninguém em todas as complexas áreas da vida humana. Podemos ser melhores cantores, jogadores, pensadores. Mas, para ser melhor do que alguém, teríamos que superá-lo em tudo. Isso é impossível.
Devemos lembrar que a grande vontade de superar pessoas parte de uma intenção pecaminosa, invejosa e, por que não dizer, orgulhosa. Querer superar pessoas traz à realidade a discórdia, a competição desleal, o desejo de vingança. Superar o outro, ao invés de ser uma luta por um ideal positivo, é uma luta contra uma pessoa e tem como alvo destruir e não construir.
Nosso esforço deve ser em busca daquilo que é mais urgente e possível. Podemos e devemos superar a nós mesmos. Supere a você mesmo, vença a você mesmo, lute contra o desejo de estagnação, contra a idéia absurda da imutabilidade, do congelamento da personalidade que leva ao conformismo. Ficamos satisfatoriamente conformados com o que somos. Não lutamos para nos superar. Essa é uma atitude perigosa. Agindo assim perdemos a fluidez da vida, ficamos como uma água parada, empoçada, inerte. Somos, assim, presa fácil do lodo e da gangrena que leva à morte.
Vamos correr, progredir, deixar a paralisia de lado. Experimente este prazer de competir com você, de superar a você, sem correr o risco de perder para ninguém, sem ter que derrotar ninguém. “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2:12).
Em I Co 9:26-27, Paulo fala que devemos lutar contra nós mesmos e não desferir golpes no ar. Nossa meta deve ser a superação pessoal. Nosso alvo é alcançar o melhor que pudermos, independentemente do que os outros estão fazendo. Não podemos nos contentar em ter um olho na terra dos cegos. Precisamos alcançar a luz, a maior luz possível. Nosso alvo deve ser a lei de Deus.

Quer superar alguém, supere a você mesmo.