Misericórdia

Zacarias 7.8-14

Alcance-me a tua misericórdia para que eu tenha vida (Sl 119.77).

Havia um jovem no exército de Napoleão que cometeu um ato tão terrível a ponto de ser condenado à morte. Na véspera de seu fuzilamento, a mãe do jovem foi falar com Napoleão e implorou misericórdia para o filho. Napoleão replicou:
_ Mulher, seu filho não merece misericórdia.
_ Eu sei – ela disse. _ Se ele a merecesse, não seria misericórdia.
Esta história ilustra bem o que é a misericórdia. Misericórdia é perdoar alguém mesmo mediante uma falta que não pode ser justificada. Uma compaixão suscitada pela miséria alheia. Bondade para com os necessidados.
O grande exemplo de misericórdia vem de Deus. “Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões pela graça vocês são salvos” (Efésios 2:4-5). Nossa misericórdia é o reconhecimento do amor Deus. A misericórdia nasce em nosso coração quando enxergamos a bondade de Deus em nossa vida. Bondade que é manifesta em seu perdão, provisão e proteção.
A tendência natural do homem é o egoísmo e a vingança, uma vida sem afeição natural e sem misericórdia. Viver desta forma é estar sob a ira de Deus. É viver sem alegria pois além de estar ferindo as pessoas, fere-se a si próprio.
É preciso deixar essa vida embrutecida, que desconfia e maltrata a todos. É tempo de buscar a alegria da misericórdia. Os misericordiosos no lugar da ira alcançarão misericórdia, serão bem-aventurados.
Mais do que apenas tolerar as pessoas, é preciso agir com misericórdia, amar, socorrer e perdoá-las com alegria. Esta é a vondade de Deus para nós. Ele quer que vivamos com profunda compaixão, bondade e paciência. A misericórdia cura as feridas da discórdia e arranca as raízes da amargura. Faça uma experiência. No lugar de uma resposta dura passe a agir com misericórdia e perceba como os resultados serão bem melhores, como você se sentirá bem e estará fortalecido.

A misericórdia é a grande chave que abre os relacionamentos.