Sábio?

Eclesiastes 1.16-18

Vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus (Cl 1.10).

O livro de Eclesiastes é muito conhecido pela frase “vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. Com isso Salomão não está dizendo que devemos desistir da vida, pois nada nela tem valor. Sua ênfase recai sobre a vaidade de todas as coisas, quando elas são vividas distante de Deus. Tudo que fizermos nesta terra, debaixo do sol, deve ser feito na presença de Deus, para a sua glória. Se não for assim nada terá sentido, sempre haverá um vazio.
Entre tantas coisas que Salomão chama de vaidade está a sabedoria. Ele que ficou famoso por sua sabedoria, diz que buscando sabedoria, buscou a vaidade. Salomão não está ensinando que adquirir conhecimento, estudar para o aperfeiçoamento de uma profissão, ou qualquer busca de aprendizado é errado. Ele deixa claro que ao mesmo tempo que saber mais coisas pode ser bom, também faz crescer os aborrecimentos, quem mais sabe, mais sofre.
É importante lembrar que a sabedoria da qual Salomão chama de vaidade é a sabedoria humana, que é buscada através dos estudos, da percepção dos acontecimentos e tendências deste mundo. É muito comum a busca desta sabedoria tomar o lugar da busca pela sabedoria divina. Devagar vamos nos tornando especialistas em muitas coisas, em nossa profissão, nosso esporte prediléto, e até mesmo em um trabalho religioso. Mas tudo isso sem ter essa mesma disposição de buscar conhecer a Deus.
Através da sabedoria que Deus nos dá, podemos selecionar melhor o que realmente é útil para nossa vida. O acúmulo de conhecimento só vai nos fazer cansados e vaidosos. Todo conhecimento que adquirimos neste mundo vai ficando ultrapassado e, um dia, esquecido. Já o que aprendemos de Deus servirá para sempre.
Buscar o conhecimento de Deus é mais importante do que acumular teorias. É preciso maior dedicação em buscar a sabedoria dos céus. Ela nunca vai nos cansar e nem se tornar vaidade.

Ser sábio é buscar o saber de Deus.