Salmo 23:6

TEMA: Não faltará Bondade e Misericórdia
Texto: Sl 23:6

6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

Chegamos ao final do salmo 23 e vem a nossa mente a gratitão por termos o Senhor como o nosso pastor

1 Chronicles 16:34 34 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.
2 Corinthians 1:3 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!

O salmo 23 é um dos textos mais conhecidos da Bíblia.
Quem não conhece as palavras: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará?”.




Mas: Será que todos que conhecem o salmo do pastor conhecem também o Pastor do salmo?

QUANDO O SENHOR É MEU PASTOR

Bondade e misericórdia estão presentes

Meu pastor – Edificando a casa sobre a rocha

Bondade -

Misericórdia -

Agora e sempre –

QUANDO O SENHOR É MEU PASTOR
Bondade e misericórdia estão presentes

O QUE É A BONDADE DE DEUS?
Ele se aproximar de nós se revelar a nós
Revelação de Deus - Exodus 33:18-19 18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR;
Ele se aproxima de nós e nos deixa conhecê-lo
Conhecimentoo de Deus
Romans 15:14 14 E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.

Ele se aproxima de nós, nos deixa conhecÊ-lo e nos da vida, alegria e motivação verdadeira
Psalm 119:159 vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua bondade.

Bondade é muito mais que nos encher de dinheiro e saude. É possuir Deus e poder diser como o salmista: Psalm 16:2 Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.

Mais do que as amizades interesseiras do mundo poder dizer: Psalm 16:3 Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

Melhor do que a alegria do mundo e suas delícias com data de validade é poder dizer: Psalm 16:11 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.


O QUE É MISERICÓRDIA DE DEUS?
Deus se aproxima de nós, nos deixa conhecê-lo, nos da vida e com sua misericórdia nos afasta do pecado.
Por causa da bondade ele age com misericórdia
Ele perdoa e esquece nossos pecados passados
Psalm 25:7 7 Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.
Hebrews 8:12 12 Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Bondade é misericórdia, misericórdia é bondade.
Romans 2:4 4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

Na sua misericórdia Deus nós faz enchergar que somos pecadores, nos ensina o caminho da justiça e nos faz andar nele.
Na sua bondade Deus nos conduz ao caminho da verdade e vida
Grande é nosso pecado, nossa miséria, mas maior é a misericórdia
Psalm 103:11-18 11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12 Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
Lamentations 3:22 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

Pela misericórdia somos livres da morte do caminho da destruição que nos estava destinado.
Lamentations 3:22 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

A misericórdia é uma promessa para nós e para nossos filhos
Exodus 20:6 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Pela misericórdia somos salvos
Psalm 31:16 16 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia.
Psalm 86:13 13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte.
Titus 3:5-7 5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
Jude 1:21 21 guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
Isaiah 54:7-8 7 Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; 8 num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.


Somo convidados a cada manhã recordamos da misericórdia de Deus sobre nos.
Psalm 92:2 2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,
Lamentations 3:23 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
1 Chronicles 16:34 34 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.
2 Corinthians 1:3 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!
AGORA E SEMPRE

AGORA

Psalm 27:13-14 13 Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. 14 Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.
Psalm 119:64 64 A terra, SENHOR, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos.

BONDADE E MISERICÓRDIA – A vida do cristão que teme e segue a Deus, terão no seu viver a bondade e a misericórdia, seguindo inerentes à sua vida. ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA – Esse caráter da bondade e misericórdia de Deus nos seguirão todos os dias, não por algum tempo, mas sim farão parte de nossa vida na juventude e até na velhice.

SEMPRE

E HABITAREI NA CASA DO SENHOR – Esta é uma das grandes alegrias, senão a maior delas, e saber que um dia poderemos ir habitar na casa do Senhor.

Habitar PARA TODO O SEMPRE – Aleluia!
Essa é a vida eterna prometida em toda a Bíblia.
Um dia, quando deixarmos este mundo, na porta do céu ouviremos de Deus esta sublime declaração: - “ENTRA SERVO BOM E FIEL. FOSTE FIEL NO POUCO, NO MUITO TE COLOCAREI”.

SALMO 23
O conceito dominante é o de Deus na qualidade de guia e protetor através dos altos e baixos da vida.
O Senhor é o meu pastor – Quem me dirige a vida - Com o Senhor nada faltará.
Não faltará descanso - Ele me faz repousar
Não faltará direção – guia-me pelas veredas da justiça
Não faltará consolo e proteção - A tua vara e teu cajado me consolam
Não faltará bondade e misericórdia – Que certamente me seguirão

Nada faltará para aqueles que tem o Senhor como pastor, que edificaram sua vida em Cristo.
ILUSTRA – Mamoeira e Goiabeira
MAMOEIRO OU GOIABEIRA
Num quintal haviam duas árvores: um mamoeiro e uma goiabeira. Num desses finais de tardes de verão o tempo fechou e o vento balançava de forma diferente estas árvores. Numa das pontas dos galhos da goiabeira, uma rolinha tinha feito o seu ninho, apesar de toda aquela ventania, onde os galhos se dobravam em todas as direções com incrível força, ela "descansava", firme naquilo que havia construído. No mamoeiro, apenas as suas folhas, balançavam, pois o seu caule grosso, permanecia ereto, rijo, talvez orgulhoso por não se dobrar diante da força do vento. No dia seguinte, o mamoeiro estava no chão, o seu caule apesar de grosso, se rompeu e quebrou-se. A goiabeira estava lá, intacta, abrigando a rolinha que sabiamente havia construído o seu ninho em sua ramagem.
Fico pensando: Se nós fossemos a rolinha será que, com nossa inteligência humana não construiríamos nosso ninho no Mamoeiro. Afinal ele parece mais confortável, nele teríamos maior tranquilidade quanto o temporal começasse.
Pode realmente paracer melhor habitar nos mamoeiros deste mundo, em alguns momentos eles parecem oferecer maior conforto. Mas, muito melhor é habitar com o Senhor, o nosso pastor. Mesmo quanto o grande temporal chegar não temeremos. Como a rolinha que balançava calmamente, porque sabia que sua casa estava edificada na rocha.
O alicerce de nossas vidas é segurança de que nossa casa vai se manter de pé para sempre.
O Senhor é meu pastor, nada me faltará
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida
Habitarei na casa do Senhor para todo o sempre