A casa

Mateus 7.24-29

Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive (Ec 3.12).

Todo mundo sabe que para se construir uma casa, mais do que um belo acabamento é preciso um terreno firme e um bom alicerce. Para edificar uma casa gastamos tempo e dinheiro cavando fundo, colocando estacas e sapatas que receberão a carga das paredes da construção.
Quando a casa está pronta, o terreno e o alicerce não são visíveis, mas são responsáveis pela sustentação da obra. Quando vêm os ventos e tempestades, a casa permanece de pé.
A vida do homem é representada em nosso texto base pela figura de uma casa. Nossa vida precisa ser construída sobre a rocha que é Cristo. Precisamos cavar bem fundo, mais atentos ao alicerce do que com a fachada. Quando passamos pelos vendavais e tempestades, que são as dificuldades da vida, nos mantemos de pé. Ainda que a morte chegue á nossa casa ela não vai nos destruir. Quem ouve a Palavra e não a pratica é comparado a construtores que edificam suas casas sobre a areia. Estão buscando a facilidade, não precisam de esforço para cavar na areia, podem construir perto da praia uma linda casa. Mas um dia esta casa vai desmoronar.
Um pastor caminhava após o culto para a sua casa quando cruzou com um homem bêbado. Este homem levantou os braços e o chamou para conversar. O pastor disse que ele precisava de Jesus. Ele respondeu que não tinha religião e que ser cristão era algo muito sério, que ele não ia se esconder atrás de Bíblia. Veja como até uma pessoa que mal pode controlar seus passos e pensamentos é capaz de saber que ser cristão não é apenas carregar uma Bíblia, ir até à igreja, se comportar com uma certa aparência de santidade. Não adianta ouvir as palavras de Jesus, conhecer os ensinamentos bíblicos, aprender o que se deve fazer, sem praticar aquilo que aprendeu. O cristão é alguém que pela graça de Deus é um novo homem, justo e santo, interior e exteriormente, diante de Deus e dos homens.

Ser cristão é mais do que falar, é praticar.