A Lealdade

Genesis 39.1-19

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra. (Pv 21.21)

Quando foi levado para o Egito, José logo prosperou, passando a morar na casa de Potifar. Este oficial de Faraó confiou tanto em José que o tornou administrador de seus bens, entregando tudo aos seus cuidados. Por causa de José, a casa de Potifar foi abençoada. Mas a mulher de Potifar tentou seduzi-lo. José, motivado pela confiança que havia recebido de seu senhor e por ser ele um homem santo e fiel a Deus, agiu com lealdade e fugiu dela. A mulher, indignada, inventou uma história dizendo que José a tinha assediado. Por isso ele foi preso juntamente com os prisioneiros do rei.
Esta história dá a impressão de que andar corretamente não adianta nada, pois a maldade prevalece e os ímpios prosperam mesmo sendo desonestos. Mas sabemos que este é apenas um capítulo da história de José. Depois disto, ele sai da prisão e recebeu o maior cargo possível, governador do Egito.
É preciso tomar como exemplo a vida de José. Entre tantas qualidades que ele demonstra em sua vida, aqui vemos a sua lealdade, seu interesse em permanecer fiel mesmo que isso fosse lhe custar a perda de seu conforto.
A lealdade está desaparecendo na vida das pessoas. O desejo de agradar a si mesmo sobressai sobre a lealdade ao patrão, ao colega de serviço, aos amigos, aos governantes, às leis e a Deus. A fidelidade no casamento é deixada de lado por muito menos do que o ataque da esposa de Potifar sofrido por José. Qualquer oportunidade é uma brecha para a infidelidade virtual, mental e um caminho para o adultério na prática.
José, através de seu testemunho, nos convida a partilhar das bênçãos de Deus. Ele pode ser leal a Potifar, pois aprendeu a ser leal a Deus. A lealdade ao próximo só será verdadeira quando as pessoas buscarem uma vida de lealdade para com Deus. Ser fiel sempre compensa, mesmo que por um momento venhamos a perder alguma coisa.

Confie sempre em Deus e aja com lealdade.