ACASO

Eclesiastes 9.11-16

Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, seja amor ou ódio, ninguém sabe (Ec 9.1).

Você já parou para pensar como nem sempre as coisas vão bem para as pessoas boas. E como algumas pessoas que vivem fazendo o que é mal são bem sucedidas. Nosso texto fala um pouco sobre isso. Nem sempre os mais velozes, fortes e prudentes são os vitoriosos. A Bíblia afirma que o sol nasce sob justos e injustos. A chuva realmente não cai apenas na plantação dos crentes, e as tempestades não vêm apenas para o barco pirata. O livro de Eclesiastes repete várias vezes a expressão “debaixo do sol”. Quando essas palavras aparecem, o escritor se refere aos acontecimentos e à vida neste mundo. Uma forma de mostrar a diferença desta vida com a vida no céu. No céu, os filhos de Deus terão o fim de suas dores e limitações. Deus afirma em Apocalipse que ele enxugará dos olhos toda lágrima. Mas, enquanto vivemos aqui neste mundo, alegria e tristeza se alternam.
O versículo 12 de nosso texto diz que “Tudo depende do tempo e do acaso”. A palavra acaso aqui quer dizer que Deus ordena os acontecimentos de maneira inesperada para nós e até parecem desordenados conforme a nossa maneira de pensar. Ninguém sabe o que irá acontecer amanhã.
Isso não significa que tanto faz ser uma pessoa boa ou má. É claro que devemos ser prudentes, estudiosos, trabalhadores e buscar fazer o bem. Mas não podemos pensar que com isso só irão acontecer coisas boas em nossa vida. Da mesma forma, podemos ter uma alimentação saudável e ainda assim contrair uma doença grave. Podemos ser um ótimo trabalhador e ficar desempregado, ser um bom cristão e passar por aflições.
Mesmo não entendendo porque passamos por algumas dificuldades, devemos saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Não sabemos o propósito de algumas coisas, mas podemos confiar em Deus que é o autor da história de nossas vidas.

As dores são temporárias, a alegria será eterna.