quinta-feira, 18 de junho de 2009

Epitáfio

2 Timóteo 4.5-10

Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou (At 20.24).

Um epitáfio são frases escritas sobre túmulos. Existe uma música do grupo Titãs que se chama Epitáfio, que diz: “Devia ter amado mais, chorado mais, arriscado mais, complicado menos...” Acredito que em parte essa letra pode até motivar-nos a mudar de atitude em relação a algumas coisas que não estamos fazendo direito, mas é triste pensar nesta letra como frases do túmulo de alguém. Podemos chegar à conclusão de que esta pessoa desperdiçou os melhores momentos de sua vida.
Paulo foi um homem que após a sua conversão teve uma vida dedicada à obra de Deus. Ele afirmou que nada considerava mais importante do que completar a sua carreira cristã. E realmente ele pode cumprir o propósito pelo qual lutou toda a sua vida. Um epitáfio que poderia perfeitamente ser escrito no túmulo de Paulo é: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. E cada um de nós também deveríamos lutar como ele para que quando chegarmos ao final de nossa vida possamos dizer essas mesmas palavras, e não as palavras da letra da música Epitáfio.
Devemos combater o bom combate. No lugar de estarmos envolvidos com o mau combate ou vários combates, nosso tempo e nossa força deve ser gasto com aquilo que tem maior valor. Devemos fazer o que é bom, o que é saudável para nossa vida física e espiritual. Também é preciso terminar a corrida, não basta apenas começar fazendo o que é bom e desistir antes de concluir. É fácil começar e sonhar com o que é bom, mas são poucos que têm a integridade e a responsabilidade de levar até o fim a sua carreira.
Agora o mais importante é durante toda nossa vida guardar a fé. Ter como prioridade viver pela fé. Ter a fé como referencial de decisão em todas as realizações. Ter a consciência purificada pela verdade que é ensinada na Bíblia que é a palavra de Deus.

A coroa está reservada para os que como Paulo são vencedores.