Peregrinos

Hebreus 11.8-16

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma (I Pe 2.11).

A caminhada do povo de Israel pelo deserto em peregrinação rumo a Terra prometida é sempre uma ótima comparação com a nossa caminhada neste mundo em direção a Nova Jerusalém, ao encontro com Deus no céu. Infelizmente, como aquele povo se desviou pelo caminho, muitas vezes nós também tomamos atitudes erradas e vivemos como se o deserto fosse a nossa morada.
Todos os dias é preciso lembrar que somos peregrinos, estrangeiros neste mundo. Devemos nos afastar dos pecados e desejos que lutam contra nossa santidade. Nosso comportamento deve demonstrar nossa fé. Nós somos o povo de Deus, devemos viver conscientes de que o caminho é um processo de descoberta, uma preparação para algo que está por vir. Ser um peregrino, que vive comprometido com a sua missão e por onde passa se compromete com as pessoas que conhece, unindo forças para cumprir o seu chamado.
Muitas pessoas até conseguem compreender que este mundo não é seu lar, mas no lugar de viverem como peregrinos vivem como turistas. Pessoas que só estão interessadas em si mesmo. O turista está de passagem e sua motivação é viver novas experiências. Ele quer desfrutar dos lugares que conhece, mas não se compromete com nada e ninguém que está à sua volta. Muitos vivem como se Deus as tivesse colocado no mundo para uma temporada de férias. Fazem de seus dias uma aventura divertida, sem compromisso. Vivem livremente fazendo o que acham melhor.
É preciso entender que a vida que recebemos é dada por Deus com o propósito de cumprir nossa missão. Como peregrinos devemos viver pela fé como Abraão, que obedeceu o seu chamado, deixando tudo para trás, peregrinou pelo deserto em busca da terra prometida. Fez isso, pois sua esperança não era limitada a este mundo, esperava uma pátria melhor, a pátria celestial.

Os peregrinos mostram em sua vida que estão em busca de uma pátria.