quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobre apreciação

A necessidade número um do ser humano é a de ser apreciado.   William James
Você já passou pela experiência de fazer algo com muito carinho para alguém e não receber a menor expressão de apreço ou gratidão?
Certamente você não fez nada visando receber um reconhecimento publico. No entanto tudo que você teve em troca foi silêncio, e você se sentiu ignorado. A falta de reconhecimento pode gerar mágoa e ressentimento. Em contraposição, a prática do apreço, tão salutar, pode estreitar laços e construir fortes relacionamentos. 

A realidade é que todas as vezes que você diz “muito obrigado” você está aumentando o valor de alguém. Essa é a definição da palavra “apreço” – aumento de valor. 

A fim de crescer na eficiência do seu apreço, quatro coisas devem ser lembradas: 1. Não diga um simples “obrigado.” Ofereça um obrigado que venha realmente do coração e que expresse a sua profunda sinceridade. 2. Manifeste suas palavras de apreço de maneira clara e distinta. 3. Olhe nos olhos da pessoa, e use o nome dela, ao demonstrar-lhe apreço. 4. Faça um reconhecimento específico por aquilo que ela fez. 

Num mundo faminto de apreço ou reconhecimento, quero encorajá-lo a constantemente perguntar sempre a si mesmo: “Como posso demonstrar a alguém meu apreço ou reconhecimento?”

Nélio DaSilva

Para Meditação:
E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.  Hebreus 10:24