Áudio MP3 dia 17/07/2011


Tema: Arrependimento e reavivamento
Download do arquivo aqui
Veja abaixo mais informações e o esboço usado



CONFISSÃO PARA O REAVIVAMENTO

CONFISSÃO DE PECADOS

Provérbios 28.13-14
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. 14 Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.

Nós sabemos que isto é absolutamente necessário à salvação.

A menos que haja uma verdadeira e sincera confissão de nossos pecados a Deus, não temos nenhuma promessa que nós seremos salvos pelo sangue de Jesus.

Mas confissão de pecados não é só no momento da conversão.

Sempre precisamos orar confessando os nossos pecados

Esquecemos da oração – não oramos tanto
Oração de confissão mais esquecida ainda...

Geração amortecida
A busca pelo prazer, conforto, satisfação pessoal tem dado as pessoas à possibilidade de cada vez mais esquecerem a necessidade da confissão.

Não é algo popular. Igreja presbiteriana do arrependimento..?

Quando se fala em avivamento ou reavivamento a primeira coisa que vemos acontecer é o reconhecimento do pecado

"Sempre que Deus pretende dar vida, ele dá arrependimento." Matthew Henry

Há muitos que fazem uma confissão que não é sincera

Pode até dizer "eu pequei" mas não estar praticando a verdadeira confissão

Enquanto uma pessoa diz "eu pequei" e recebe perdão, outro diz o mesmo, porém segue seu caminho para cometer pecados piores do que antes ele tinha experimentado.


Os 5.15
Conversão insincera  - duplicidade.
 15 Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, cedo me buscarão, dizendo:
 6  1 Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. 2 Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. 3 Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

 4 Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá?

Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. 5 Por isso, os abati por meio dos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os meus juízos sairão como a luz. 6 Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. 7 Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. 8 Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue. 9 Como hordas de salteadores que espreitam alguém, assim é a companhia dos sacerdotes, pois matam no caminho para Siquém; praticam abominações. 10 Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel: ali está a prostituição de Efraim; Israel está contaminado.


Confissão passageira

Muita confissão é fruto da pressão externa com a confissão de Faraó

O Pecador Endurecido.

Faraó: "eu pequei ". Êxodo 9:27.
           
PECADOR ENDURECIDO é aquele que, quando experimenta terror, diz "eu pequei".

E você achará o texto no livro de Êxodo 9:27

- "Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Esta vez pequei; o Senhor é justo, porém eu e o meu povo somos a ímpios".

Mas porque esta confissão nos lábios deste homem?

Ele não se humilhava diante de Deus. Então porque aquele orgulhoso se curvou?

Ele foi forçado pelas circunstâncias

Êxodo 9:23-24  23 E Moisés estendeu o seu bordão para o céu; o SENHOR deu trovões e chuva de pedras, e fogo desceu sobre a terra; e fez o SENHOR cair chuva de pedras sobre a terra do Egito. 24 De maneira que havia chuva de pedras e fogo misturado com a chuva de pedras tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito, desde que veio a ser uma nação.

Agora, diz Faraó, enquanto o trovão estava rolando no céu, enquanto o fogo então incendiava o solo e enquanto o granizo descia em grande quantidade, ele diz, "eu pequei".

Ele é somente um exemplo de multidões da mesma categoria cujos corações se encontram endurecidos pelo pecado, mas no momento do desespero, curvam seus joelhos com lágrimas nos olhos, e clamam "eu pequei!".

Mas que proveito e que valor tem a confissão deles?

O arrependimento que nasceu na tempestade morreu na calmaria; aquele arrependimento criado entre trovões e raios, cessou tão logo tudo foi silenciado.

O enfermo que era piedoso no leito do hospital,  se tornou um dos piores e mais abomináveis entre os homens quando colocou seu pé no chão na porta da rua.

Faz votos na hora do aperto e esquece quando o sofrimento passou.

É inútil você dizer "eu pequei" somente debaixo da influência do terror, e então esquecer disto depois.

Não é inútil dizer eu pequei na hora do desespero.
Será inútil se você não cuidar para que quando o sofrimento passar o seu coração não volte a endurecer.

Não se esquecer do compromisso com Deus dos votos que fez.

Psalm 56:12-13   12 Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças.  13 Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.

Psalm 116:12-14  12 Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?  13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR.  14 Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.


Catecismo Maior
 - Que é arrependimento para a vida?
R. É a tristeza que o pecador sente pelo seu estado de miséria espiritual, acompanhada da resolução de abandonar o pecado e voltar-se para Deus.

Há dois tipos de arrependimento:

1. O que leva o pecador a Ter tristeza pelo que fez, mas não o induz a abandonar o pecado e a voltar-se para Deus. Exemplo deste tipo de arrependimento é Judas Iscariotes (Mt.27:3-5).

 2. O arrependimento para a vida, como o que foi experimentado por Pedro, depois de negar a Cristo (Mt.26:69-75; At.11:18).       


O verdadeiro arrependimento consiste de ficar o coração quebrantado por causa do pecado e de romper com o pecado.  William Nevins

O arrependimento verdadeiro é acompanhado por uma mudança de atitude, uma confissão de que estávamos errados.

Deve-se reverter o caminho do pecado e seguir uma nova vida com Deus.

Destruir as estradas, pontes e vielas, caminhos maus, apagá-los da mente e do coração.

Interromper o ciclo do pecado, desmontar e destruir as estruturas pecaminosas, rejeitando as novas sugestões de pecado, firmes pela misericórdia de Deus.

Mesmo se cairmos depois disso em algum novo pecado, devemos parar, reconsiderar, confessar novamente e mudar a direção.

Não devemos ficar tentando justificar os nossos erros, arrependimento é o contrario disso. Arrepender-se é afirmar nossa incapacidade em ser corretos, é mostrar nossas delimitações.

Devemos lembrar também que arrependimento não é esforço pessoal, nos arrependemos, não porque somos fortes e queremos mudar, mas pela graça de Deus, pelo contato com a Salvação em Jesus.

Faça uma analise sincera de sua vida e procure confessar a Deus o que não está certo.

Isso será de grande importância e trará a sua vida uma nova motivação e alegria.

Conformar-se com o pecado pode ser algo aparentemente melhor, mas quem faz assim a cada dia se sente pior e mais fraco.

Não diga apenas “pequei” seja verdadeiro em sua confissão.

Deus amou – o que nele crê – não pereça

Pelo contrário, é Deus quem dá a fé e o arrependimento a cada pessoa a quem Ele escolheu.

Jeremias 8

O castigo é inevitável 4 Dize-lhes mais:

Assim diz o SENHOR: Quando caem os homens, não se tornam a levantar? Quando alguém se desvia do caminho, não torna a voltar? 5 Por que, pois, este povo de Jerusalém se desvia, apostatando continuamente? Persiste no engano e não quer voltar. 6 Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um corre a sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. 7 Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.

O que que eu fiz? Para onde estou indo? Onde estou caindo ou caído.

Arrependimento - voltar a tras, retornar. Confessar

Futebol eu quebrava as plantas da mãe... Escondia os galhos mas no coração ficava guardado a mentira o engano... Quando falava .. Mãe quebrei a planta podia até levar uma bronca masestava tudo resolvido..

Eu quero convidar vc arrepender...

Nunca é cedo para se arrepender, porque não se sabe quão depressa pode ser tarde demais.  Thomas Fuller

Se deixarmos passar o tempo para nos arrependermos, ficaremos arrependidos para sempre de termos deixado passar o tempo.  Thomas Adams

Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio. C. H. Spurgeon

Marcos 1.15
 O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.