segunda-feira, 23 de maio de 2016

Novo dia

Jeremias 7.23-26 

Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir (Is 48.17). 

Ter lembrança do que já passou é muito importante. Imagine não lembrar o nome das pessoas que conhecemos. Já pensou se nunca aprendêssemos os lugares aonde sempre vamos ou se esquecêssemos as coisas que dizemos? 
Mas as lembranças do passado também podem ser uma influência ruim quando vivemos no presente pensando nas coisas negativas que já passaram, criando um depósito de amarguras, quando ficamos presos aos erros do passado, repetindo-os o tempo todo. 
É preciso lembrar que em Deus temos uma nova vida e, a cada dia que nasce, podemos ter a esperança de que uma nova história pode ser escrita. Uma história diferente da que já passou, muito melhor do que aquela que já foi. Esqueça o que já passou, faça uma faxina na sua coleção de amarguras, ressentimentos, decepções, pecados e dores do passado. É preciso andar para a frente, continuar a caminhada. Para isso, lembranças boas vão ajudar. Se olharmos para trás, que seja para o que fizemos de certo, para as vitórias e não para os erros, a não ser para tirar lições deles. Mas é preciso sempre lembrar que, muito mais importante do que qualquer motivação do passado, é olhar para a orientação de Deus no presente. Hoje é o tempo que temos para, com a ajuda de Deus, fazermos o melhor de nossas vidas. Deus falou ao seu povo por meio de Jeremias dizendo que tudo iria bem em suas vidas se eles andassem no caminho que ele havia ordenado. O texto diz que preferiram andar para trás seguindo o raciocínio rebelde dos seus corações maus. É o que acontece quando nos deixamos levar pelos maus hábitos do passado, repetindo pecados antigos em lugar de olhar para Deus e andar em seus caminhos.
Para ter uma vida boa é preciso seguir em frente confiando em Deus, obedecendo a seu chamado.


Olhe para Deus e ande para frente.