Tenha ânimo

Salmo 40.11-17 

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33b). 

Às vezes parece mais difícil viver – há dias em que falta motivação até para sair da cama. Começamos a pensar em várias possibilidades: trabalhar, passear, comprar, caminhar, conversar. Mas não temos ânimo para fazer nada. Davi passou por uma situação parecida. Estava desanimado porque se sentia culpado e também por ter inúmeros problemas.
Diante disso, ele pede a Deus que não negue a sua misericórdia, seu auxílio e perdão – este capaz de retirar o sentimento de dor e culpa pelo pecado que tanto atrapalha o nosso caminhar. Se um erro é a causa do abatimento, arrepender-se é o caminho mais rápido para se alcançar o bom ânimo. Quem tem os pecados perdoados recebe a alegria de poder continuar a caminhada de cabeça erguida e com o coração alegre. Davi também busca em Deus a força para enfrentar seus muitos problemas. Ele acredita que o amor de Deus é verdadeiro, não uma promessa vazia. Este amor é capaz de trazer proteção suficiente para seus filhos. Os nossos problemas podem ser maiores que as nossas forças, mas nunca serão maiores que a solução de Deus para eles. O Senhor se agrada em nos libertar e se apressa em nos ajudar – basta pedir. 
É possível recobrar o ânimo por meio da confiança em Deus. Ela fará parte de nossa vida quando lemos na Bíblia várias histórias que demonstram o poder do Senhor e acreditamos que também seremos vitoriosos se buscarmos a Deus. Pode ser difícil vencer os problemas, mas o próprio Jesus passou por diversas aflições e a todas venceu. A Bíblia diz: “Pensem bem naquele que suportou [grande] oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem” (Hb 12.3). Ele avisou que teríamos aflições, mas sua vitória nos faria seguir em frente (veja o versículo em destaque). Então, quando estiver desanimado, clame pelo socorro do Senhor. 

A presença de Deus é ânimo constante; sua graça é eterna consolação.