segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Belo som

Provérbios 19.20-23

Escutem, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca (Dt 32.1).

Qual é o mais belo som que podemos ouvir? Uma Orquestra Sinfônica, o canto dos pássaros, a voz de uma mulher? Sobre isso alguns jovens conversaram a noite inteira, sem chegar a qualquer conclusão. Dias depois, estes amigos saíram para jantar juntos. No restaurante, uma banda de música tocou lindas canções, mas não havia comida na mesa. Perto de meia-noite, quando todos já estavam com muita fome o jantar foi servido. "Que som abençoado é o tilintar de pratos e talheres, depois de tantas horas sem comer" - comentou um deles. "É o mais belo som que podemos ouvir." Ele então chegou a conclusão sobre qual é o mais belo som, ele disse: "Pode ser a voz da mulher amada, o canto dos pássaros, o tilintar de pratos, a respiração da pessoa querida; mas sempre será o som que nosso coração precisa escutar naquele momento".
Seguindo a lógica desta história acredito que o mais belo som que podemos ouvir é o que Deus quer falar ao nosso coração. Nada é mais importante do que a vontade de Deus para a nossa vida em cada momento. Nenhum som pode ser mais importante do que a voz de Deus. Escutamos o mais belo som quando ouvimos o que precisamos ouvir a cada momento em que vivemos. 
Infelizmente é muito fácil fechar os ouvidos à voz de Deus e ao mesmo tempo ouvir a voz do enganador. Muitos sons sedutores tocam muito alto tentando afastar de nós os sons da verdade. Não escute a voz do enganador ou qualquer som encantador. Ouça a Palavra do Senhor. Ouça atentamente tudo o que Ele lhe disser. Guarde em seu coração as Suas Palavras.
Também é comum ficarmos irritados ou desanimarmos ouvindo o som das críticas destrutivas, das calúnias e maldades. Quanto a isso digo: Não se deixe abater por este barulho. Afaste-se disso, tape os ouvido e se concentre em ouvir a correção que vem do Senhor. Deus tem para nós palavras de esperança e ânimo. Ouça o som agradável das suas promessas.


Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.