Excluídos

Lucas 2.1-7 

[Maria] deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lc 2.7). 

Vivemos no mundo dos excluídos: para cada vencedor existe uma extensa lista de concorrentes eliminados. Só existe um primeiro lugar na Fórmula 1, na São Silvestre ou na Copa do Mundo. Em muitos casos, há apenas uma vaga de estudo ou emprego para muitos concorrentes. Lemos no texto de hoje que quando Jesus nasceu não havia lugar para seus pais na hospedaria: outras pessoas chegaram antes e tomaram os lugares disponíveis. A família de Jesus também foi excluída da hospedaria lotada e teve de buscar outro abrigo. 
A possibilidade de exclusão num mundo tão competitivo nos faz viver com o sentimento de que seremos esmagados a qualquer momento. Corremos o risco da rejeição em cada tipo de relacionamento. Podemos ser excluídos, esquecidos ou deixados para trás pelas pessoas que mais amamos ou por aqueles de quem mais desejamos atenção. O que isso tem a ver com o Natal? Este é um tempo de festa, presentes, alegria, amor e muitas luzes brilhando, mas também uma oportunidade de revermos nossa situação de excluídos. Pensando bem, Natal não lembra exclusão, mas inclusão! Jesus foi incluído em nossa vida (ele é “Emanuel” – “Deus conosco”). Seu nascimento trouxe paz e vida para este mundo perdido. Além disso, Cristo nos dá vida eterna e proporciona nossa inclusão no céu. A mensagem do Natal é confortadora. Quando pensamos na simplicidade do nascimento de Jesus, podemos dizer que somos muito mais privilegiados do que excluídos se conhecemos aquele que incluiu as pessoas na lista de amigos de Deus. Busque uma vida simples, de contentamento e equilíbrio, e não o luxo e os troféus deste mundo. Devemos viver com aquilo que Deus nos tem dado, não esquecendo de ajudar outros que precisam. Viva assim não apenas no Natal, mas todos os dias, lembrando que por meio de Jesus somos incluídos no Reino de Deus. 

A graça de Deus não exclui ninguém: inclui no seu reino quem o quiser.