Intolerância

2Tm 3.1-5

“Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança…” (2Tm 3.10).

A intolerância tem aumentado a níveis insuportáveis. Podemos ver isso no número tão grande de manifestações e protestos pelas ruas e avenidas. Chegou ao ponto de alguns manifestarem sua indignação cuspindo nos outros. Onde vamos parar? 
Paulo diz que nos últimos dias a maldade iria aumentar. O aumento da corrupção se dá porque os homens se tornaram egoístas. O egoísmo é a primeira característica citada em 2Timóteo 3, em uma lista de 19 características negativas. Destas características também ressalto mais uma que considero chave para explicar tantos problemas. Paulo diz: Nos últimos dias os homens serão mais amigos dos prazeres que amigos de Deus. Homens egoístas que amam os prazeres se tornam pessoas impossíveis de conviver. 
A palavra final de Paulo é: “Foge também destes”. Fique longe desta gente. Parece que não, mas somos influenciados por este clima de intolerância. Estamos nos cansando das pessoas. Já não aguentamos mais esperar para sermos atendidos em uma fila. Já não temos paciência com alguém que anda devagar no trânsito. Ficamos bravos quando a campainha e o telefone tocam. Muitos já não suportam ouvir certas pessoas falando. 
Timóteo tinha Paulo por perto e foi chamado a segui-lo. Nos aproximemos de pessoas boas. Que estas pessoas e o testemunho da palavra de Deus, sejam nosso exemplo. 
E também, que nosso procedimento seja um bom exemplo de fé, amor, paciência e perseverança para outros.  


Intolerância? só contra o pecado.