Primeiros lugares

Lucas 14.7-11

“Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no meio dos grandes; porque melhor é que te digam: Sobe para aqui!, do que seres humilhado diante do príncipe” (Pv 25.6-7a).

Nosso texto base conta que Jesus, notando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, resolveu dar uma lição sobre humildade. Ele disse: Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas.
Uma situação parecida é apresentada em Provérbios 25 quando alguém se encontra em um local cheio de autoridades. O ensinamento é: “Quando você estiver diante das autoridades, não se faça de importante. É melhor que depois lhe deem um lugar de honra do que você ser humilhado na presença das autoridades” (Pv 25.6-7a NTLH).
Jesus conhece o coração do homem e sua preocupação egoísta de querer ser o primeiro, de procurar um lugar de destaque, mais próximo do anfitrião, e as posições de honra. Devemos resistir à tentação de escolher para nós a melhor posição, devemos aguardar um convite para uma posição melhor e até mesmo nos colocarmos num lugar menos privilegiado, sem se importar com isso. Jesus conclui dizendo: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lc14.11). 


Humildade previne humilhação.