Tratai a todos com honra

1Pedro 2.11-17

“Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (1Pe 2.17). 

Pedro ensina que devemos dar um bom testemunho para “emudecer o insensato”, para que os inimigos não tenham nada a dizer contra nós. Devemos viver a verdadeira liberdade, que não pode ser liberdade de Deus, mas a liberdade para servir a Deus. Nossa perfeita liberdade reside em servirmos a Deus. Devo servir a Deus vivendo com submissão principalmente. Pedro nos dá aqui no versículo 17 quatro exemplos práticos disso: 
1- Tratai a todos com honra - O cristão deve tratar a todos com o devido respeito, independentemente da sua posição na sociedade. Todo ser humano é digno de respeito por ser uma criatura feita por Deus. 
2- Amai os irmãos - A igreja é a família de Deus. E o que identifica os verdadeiros filhos de Deus é o amor praticado uns pelos outros. Irmãos que desenvolvem seus dons em amor, servindo a igreja sem competição. 
3- Temei a Deus - O temor a Deus é o princípio da sabedoria e o caminho para uma vida feliz (Pv 1.7). Temor significa reverência e respeito à pessoa de Deus, à sua Palavra. O temor a Deus é a base da piedade cristã, o profundo desejo de agradar a Deus.
4- Honrai o rei - Respeito às autoridades e governantes. O rei deve ser honrado de tal modo que o amor pelos irmãos e o temor a Deus não sejam violados. A mesma honra que prestamos ao rei, dedicamos a todas as outras pessoas, nem mais, nem menos. 


Somos livres para fazer o bem a todos.