Disfarçando

Provérbios 22.1-5

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

Quem não tem vergonha de levar um tombo em público? Quando alguém cai, uma reação natural é levantar rapidamente, fingindo que nada aconteceu. Existem no Youtube uns vídeos bem engraçados sobre isso. Mas essa atitude pode ser perigosa. Tem pessoas que foram atropeladas e por levantar rapidamente sofreram sérias complicações. Quando caímos, às vezes, a orientação é ficar por algum tempo deitado. Aguardar ajuda, levantar só quando tiver segurança. 
Esta atitude de disfarçar a queda pode também ser perigosa quando enfrentamos problemas pessoais e fazemos de conta que nada está acontecendo. Quando nos comportamos diante dos outros como se tudo estivesse bem, quando na verdade estamos bem mal. Mais grave ainda é quando alguém está vivendo na prática do pecado e finge que nada está acontecendo. Se contorce todo para esconder dos outros a vida ruim que leva diante de Deus. 
A sinceridade e a verdade devem nos acompanhar. Não é preciso sair contando seus problemas e pecados para todo mundo, mas se você caiu, admita. Se está doendo, clame por ajuda a Deus. Não tenha pressa de levantar. Deus irá estender sua mão para levantá-lo. Com o apoio de Deus, se recupere, obtenha a cura. Se aproxime de pessoas que possam oferecer uma amizade saudável. Tenha cuidado para não escorregar e cair novamente. 


Levante-se com o sorriso verdadeiro do arrependimento.