Maneira de dizer

Provérbios 29.19-23

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito (Pv 15.4).

O problema muitas vezes não está no que você fala, mas na maneira de falar, na forma de olhar, no tom da voz. Até um olhar de desprezo pode ser mais violento que as palavras. Sobre isso lembro de uma ilustração que dizia: Um rei sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para interpretar o sonho. - Que desgraça, senhor! - exclamou o adivinho. - Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade. Enfurecido, o rei chamou os guardas e ordenou que aplicassem cem chicotadas no homem. Mandou depois que trouxessem outro adivinho à sua presença e contou-lhe o sonho. O novo adivinho disse ao rei: - Grande felicidade vos está reservada, Alteza. O sonho significa que havereis de sobreviver a todos os vossos parentes. Imediatamente, a fisionomia do rei se iluminou num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao adivinho. Quando o homem saiu do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado: - Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma feita pelo seu colega. Não entendo por que ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você, com cem moedas de ouro. - Lembre-se, meu amigo - disse o adivinho - tudo depende da maneira de dizer...
A boa comunicação é primordial para um bom relacionamento. “Estudos de Comunicação entre marido e esposa provaram que as palavras são responsáveis por apenas 7% da comunicação total. 38% da comunicação é feita através do tom da voz e 55% mediante expressões faciais e movimentos do corpo. Em outras palavras, quando você diz alguma coisa a seu cônjuge, as palavras em si só transmitem 7% do significado” (Jaime Kemp).
Sejamos mais compreensíveis, mais amáveis no falar. Fazendo assim não perdemos nada, pelo contrário, vamos conseguir grandes coisas. Não se cale, a verdade deve ser dita. Mas escolha bem as palavras, porque dependendo do que falamos, e como falamos, era melhor ter ficado calado. 


Cuidado com a forma de falar a verdade.