segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Seis metáforas

2 Timóteo 2.1-3

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus (2 Tm 2.1).

No capítulo 2 da Segunda Epístola a Timóteo, Paulo incentiva a Timóteo a não desistir de seu ministério. Timóteo deveria se fortalecer na graça que há em Cristo e cumprir o ministério para o qual foi chamado. Paulo diz que ele não deveria olhar para os desviados, para os desanimados, para os que corrompiam a doutrina, mas olhar para Jesus. Lembre-se de Jesus Cristo, diz Paulo no versículo 8. Jesus sofreu, suportou oposição, foi morto, mas também venceu a morte e ressuscitou.  
Para motivar Timóteo, Paulo usa 6 metáforas, comparações que mostram diferentes ângulos do seu trabalho, tipos de esforços e sofrimento que iria enfrentar. Estas metáforas são: Soldado, atleta, lavrador, obreiro, utensílios e um servo do Senhor. 
Um soldado que não se deixa envolver pelos negócios da vida civil - Timóteo deveria trabalhar sem deixar-se distrair. Seu envolvimento principal era permanecer no evangelho e anunciá-lo. 
O atleta que compete segundo as regras - Timóteo deveria ser fiel à palavra de Deus em sua conduta moral, como também em seu trabalho evangelístico. 
O lavrador que planta a semente e se esforça em regá-la e em aguardar a colheita pacientemente - Timóteo deveria lembrar que seu trabalho exigiria o esforço de um lavrador. Ele deveria insistentemente plantar a semente do evangelho e cuidar da seara do Senhor. 
O obreiro que maneja bem a Palavra da verdade - Timóteo tinha como função principal ensinar a Palavra e deveria então pregar com clareza, expor de maneira íntegra, manejá-la bem. 
Os utensílios de honra que são objetos de uma casa e servem nas principais refeições - Timóteo, como estes utensílios, deveria estar limpo. Ele deveria se purificar para assim ter a honra de ser usado na obra de Deus.  
O servo do Senhor é aquele que não vive em contentas, mas é amável - Timóteo deveria evitar contendas de palavras. Deveria expor a verdade, mas não deter seu ministério em polêmicas e discussões insensatas. 


Siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com os que invocam o Senhor.