Adotados por Deus

Efésios 1.3-8

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12).

Paulo falando aos Efésios agradece a Deus pelas bênçãos espirituais, principalmente pela bênção da adoção. Com alegria, ele lembra que Deus nos adotou como seus filhos. Como hoje, na lei romana os filhos adotivos desfrutavam dos mesmos direitos dos filhos legítimos. Paulo enumera alguns privilégios e também responsabilidades disso. 
Nosso privilégio está em poder dizer que temos redenção pelo sangue de Jesus e remissão dos nossos pecados. Assim, como filhos desfrutam da presença de seus pais, nós temos acesso ao Pai celestial. John Stott diz que a palavra redenção significava “livramento mediante o pagamento de um preço, e era aplicada especialmente no resgate de escravos”. Nossa redenção em Jesus nos livra do justo julgamento de Deus pronunciado contra os nossos pecados. 
A filiação também subentende responsabilidade. Um filho deve corresponder à educação dada por seu pai. Deus nos educa, disciplina, nos guia em nosso caminho. Paulo diz que Deus nos predestinou para a adoção de filhos e nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis. 
No capítulo 5, Paulo ainda vai acrescentar que os filhos devem imitar os seus pais. “Sede, pois; imitadores de Deus; como filhos amados” (5.1). “É inconcebível desfrutarmos de um relacionamento com Deus como seus filhos sem aceitarmos a obrigação de imitar o nosso Pai e termos as características da sua família” (John Stott). Os filhos de Deus podem ser reconhecidos por seu testemunho. Os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Devemos buscar a santidade, porque nosso pai é santo. 
É muito bom saber que somos filhos de Deus. Devemos agradecer a ele todos os dias por esta proximidade. E também devemos sempre lembrar que estar na presença de Deus é tanto um privilégio, como uma responsabilidade. A maior bênção não está em algo material. Nosso bem maior é espiritual, é saber que temos paz com Deus, o criador do universo. 

Aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.