Vencendo a arrogância

Provérbios 21.29-31

Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens (1Sm 2.3).

Não é preciso falar muita coisa para mostrar que a arrogância é um grande mal. A arrogância é duplamente ruim. O arrogante ofende os outros e ao mesmo tempo causa mal a si mesmo. Não se deixe levar pela arrogância. Ela é capaz de cegar nosso entendimento. 
Dizem que em 1995 houve o seguinte diálogo entre um navio da Marinha americana e as autoridades costeiras do Canadá. Os americanos começaram educadamente: - Favor alterar seu curso 15 graus para o norte, para evitar colisão com nossa embarcação. Os canadenses responderam de pronto: - Recomendo mudar seu curso 15 graus para o sul. O americano ficou mordido: - Aqui é o capitão de um navio da Marinha americana! Repito, mude seu curso. Mas o canadense insistiu: - Impossível. Mude seu curso atual. O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone: - Este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior da frota americana no Atlântico! Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem imediatamente seu curso 15 graus para o norte, do contrário tomaremos contramedidas para garantir a segurança do navio. E o canadense respondeu: - Impossível, repito: aqui é um farol... Câmbio!
Alguém pode por algum tempo ganhar alguma vantagem querendo sobressair sobre os outros, mas tudo isso não vale nada. Um dia Deus dará fim à arrogância dos altivos. Os orgulhosos serão humilhados. Jeremias 50.32a diz: “A arrogância tropeçará e cairá, e ninguém a ajudará a se levantar”. Deus conhece cada um de nós, ele vê e julga cada um de nossos atos. Deus conhece os arrogantes, a estes ele diz: “A sua tagarelice é sem fundamento e as suas ações nada alcançam” (Jr 48.30). Que possamos fugir da arrogância. A humildade torna nossa vida mais saudável, nos faz mais felizes. E até mais fortes e vencedores. 


Mantenha em ordem o seu caminho, liberte-se da arrogância.