Intenção e ação

2Coríntios 8.1-5

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria (2 Co 9.7).

Certa vez, Billy e Ruth Graham viveram a seguinte experiência na igreja em um domingo: como as ofertas estavam sendo recebidas, Billy colocou sua mão no bolso com a intenção de pegar uma nota de 5 dólares. Ao invés disso, pegou uma de 50, só percebendo o fato quando a colocou no pote com as demais notas. Ele ficou um pouco assustado com o que havia feito e disse para sua esposa: “Bem, ao menos serei recompensado no céu por dar 50 dólares”. “Não”, ela disse. “Você receberá a recompensa por 5 dólares, porque foi o que você realmente quis dar”.
A história desta conversa bem humorada deste casal é uma boa ilustração. Uma oferta ou ação deve ser generosa e esta generosidade começa na intenção, no coração. Intenção é muito importante, porque diferente do homem, Deus vê o coração. A Bíblia nos diz que “Deus ama quem dá com alegria” (2Co 9.7). Dar com alegria é dar sem qualquer outro interesse, sem limite ou restrição. “Dar não é um luxo dos ricos. É um privilégio dos pobres e de todos mais, não apenas aqueles que têm dinheiro disponível. Dar é uma responsabilidade. É uma oportunidade. E é uma bênção para cada seguidor de Jesus Cristo” (Devocionais Diários). Paulo exortou os coríntios a dar, ele citou como exemplo os crentes da Macedônia, que eram muito mais pobres que os cristãos de Corinto. Falando a respeito deles, em 2Coríntios 8.2, Paulo diz: “No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade”. Como os termos “severa tribulação”, “grande alegria” e “extrema pobreza” se encaixam em um só versículo? Encaixam-se quando as pessoas encontram a alegria em dar. O grande segredo dos macedônios está no v.5 (2Co 8) que diz: “mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus”.


Boas ações partem do coração.