sábado, 23 de junho de 2018

Verdade no lar

3João 1-4

Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade (3Jo 4).

Podemos ver na saudação de João a Gaio e a sua igreja a alegria demostrada por João em ver que as famílias daquela igreja estavam firmes na vida cristã. Em 2João 4 ele faz uma saudação parecida dizendo: “Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai”. João tinha tanta certeza da prosperidade espiritual daquela igreja que ele diz a Gaio, as seguintes palavras: “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (3João 2).
Esta é a maior alegria de uma família – andar na verdade e ver seus filhos também seguindo no caminho de Deus. Esta é a maior verdade que devemos aprender sobre a família. A prática da verdade no lar deve ser a razão da nossa alegria. Deus é o criador da família e nele encontramos satisfação, ele é o pai da família – somos filhos de Deus e nele encontramos prazer. Na presença de Deus há vida e plenitude de alegria. Como diz o Salmo 16.11: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita”. 
Muitas famílias perderam totalmente o referencial do que seja o amor, a paz e a satisfação verdadeiras. Muitos se entregaram ao consumismo e individualismo. Nós, enquanto isso, precisamos nos firmar na verdade. Devemos voltar à palavra, à verdade de Deus. Como família, devemos lembrar que bem-aventurado é o homem e a família que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. 
Ainda que os problemas estejam presentes, na presença de Deus nunca faltará a alegria. Como disse Habacuque: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” (Hc 3.17-18).

Quem anda nos caminhos de Deus encontra a verdadeira paz.