Tentem entender

Lucas 10.25-28

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se (Tg 1.19).

Uma ilustração de autor desconhecido que dizia: Uma vez, quatro mendigos se encontraram por acaso em uma encruzilhada: um turco, um árabe, um persa e um grego. Para celebrar o encontro, decidiram fazer uma refeição juntos. Reuniram os poucos centavos que tinham, com o intuito de comprar algo para a comemoração. Mas aí chegaram a um impasse. O que comprar com o dinheiro? “Uzum”, disse o turco. “Ineb”, disse o árabe. “Inghur”, disse o persa. “Staphilion”, disse o grego. Cada um deles havia feito sua escolha num tom decidido, e logo todos estavam discutindo ferozmente, cada um defendendo que sua escolha era a melhor.
Nesse momento, passou por ali um sábio que conhecia todas aquelas línguas e revelou o absurdo da briga.
— Cada um de vocês está sugerindo a mesma coisa, só que com palavras diferentes: uvas!
Quantas vezes ficamos bravos, defendendo nossas opiniões, sem ao menos tentar entender o que o outro está nos dizendo?
Entender o outro não é tão fácil como imaginamos. É mais fácil julgar os outros e interpretar de forma tendenciosa do que entender realmente o que ele diz. Muitos problemas de relacionamento não existiriam se seguíssemos o conselho bíblico que diz que devemos lembrar de ouvir uma pessoa sempre antes de falar ou ficar com raiva dela.
Este é um exercício saudável que demostra sabedoria e sobre tudo amor e respeito para com o próximo. Quanto mais aprendemos a ouvir, mais ficaremos surpreendidos como muitas pessoas que pensávamos ser nossos inimigos querem o nosso bem. Também iremos discernir melhor os falsos amigos, aqueles que falam palavras bajuladoras, mas não sinceras. 
No lugar de procurar vingança e guardar rancor contra alguém, devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Antes de qualquer pensamento ou má ação precisamos tirar tempo para ouvir as pessoas.

Você está ouvindo o que estão dizendo? Está entendendo?