Pedras no caminho

Salmo 37.18-20

O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades (Jó 14.1).

Há uma história que diz que certa vez um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém iria tirar a imensa rocha do caminho. Mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, reclamando que ele não mantinha as estradas em ordem, mas nenhum tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, veio um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele conseguiu empurrar a pedra para a beira da estrada. Ao voltar para pegar sua carga de vegetais, notou que havia uma bolsa no local onde antes estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei, que dizia que o ouro estava destinado à pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês compreendeu então o que muitos de nós nunca entendemos: todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição. 
Sempre iremos encontrar obstáculos, dificuldades, pedras em nosso caminho. Podemos apenas desviar dos problemas indo por um caminho mais longo e incerto. Podemos ignorar as pedras do caminho fazendo de conta que elas não existem, mas pode ser que venhamos a nos machucar. Como muitos, também podemos simplesmente desistir e assim mostrar que somos fracos e acomodados. Mas o que devemos fazer? É preciso remover estas barreiras. Provavelmente as pedras não são tão pesadas como parecem e nós também não somos tão fracos como pensamos. Devemos ter uma atitude positiva, acompanhada de sabedoria. Precisamos pedir ajuda a Deus, pedir uma força aos amigos. Precisamos seguir no caminho. Quando depararmos com obstáculos, devemos lembrar que eles devem ser superados. Os obstáculos são sempre uma oportunidade para o nosso crescimento. 


Seguindo com Deus não ficaremos decepcionados.