Só Jesus

João 14.1-7

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (Jo 14.6).

Quantas vezes somos abortados por ideias falsas, mentirosas. Alguns dizem que todos os caminhos levam até Deus. Outros dizem que não existe verdade absoluta, cada um pode ter sua verdade. Muitos entendem que a vida foi feita para desfrutá-la conforme seus desejos. 
Não são todos os caminhos que nos levam à salvação. Só em Jesus temos o caminho. Qualquer outro caminho, por mais bonito e sábio que pareça, é caminho de morte. Só Jesus é o caminho, o mediador entre Deus e o homem. Ele nos consagrou para andar segundo este novo e vivo caminho. Ele não somente ensina o caminho, ele é o caminho. Crer na sua vida, morte e ressurreição e seguir a Jesus é estar no caminho. 
Jesus também deixou claro que só existe uma verdade. Esta verdade está nele. Jesus é a própria encarnação da verdade, a fonte da revelação de Deus, a verdade que dá sentido à nossa vida, que nos traz a paz, a verdade que alimenta nossa fé e esclarece nossas dúvidas. Por isso, Jesus também afirma que é a vida. A vida não se resume à satisfação de desejos e vontades que temos. A vida só pode ser satisfeita em Jesus. William Hendriksen disse: “Todos os gloriosos atributos de Deus habitam no Filho de Deus. E porque ele tem a vida em si mesmo, ele é a fonte e o doador da vida para os seus. Ele tem a luz da vida (Jo 8.12), as palavras da vida (Jo 6.68) e ele veio para que tenhamos vida em abundância” (Jo 10.10). 
A vida é muito mais do que o tempo que passamos nesta terra. Por mais que alguém busque a felicidade nas coisas deste mundo, ainda assim só terá uma pequena amostra do que é a verdadeira alegria. Que possamos crer realmente no que Jesus disse. Só Jesus é a verdade que liberta, não há outro caminho que leve a Deus. Só em comunhão com ele temos vida. Quem crê nas palavras de Jesus tem um coração em paz. “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim” (Jo 14.1).

Jesus é o caminho, porque só ele é a verdade e a vida