Rocha alta

Salmo 61

Contigo posso avançar contra uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas (2Sm 22.30).

Este salmo tem sido consolo para muitas pessoas. Em momentos de grande dor, quando nos faltam palavras, podemos clamar a Deus dizendo: “leva-me para a rocha que é alta demais para mim” (Sl 61.2b). Podemos pedir que o Senhor ouça o nosso clamor e atenda nosso pedido. 
Pedir que Deus nos leve para a rocha é clamar por direção, é dizer para Jesus: mostre-me o caminho. Reconhecer que a rocha é alta demais é confessar nossa dependência, nosso estado de fragilidade e necessidade de ajuda. É um pedido de quem sabe que está em um profundo abismo e precisa que Deus o leve para uma montanha mais alta. 
Vivemos diante de lutas diárias. A única esperança que temos vem de nossa confiança em Deus. Deus levanta o caído e o faz andar. Nossos esforços não são capazes de se comparar à força que Deus pode nos dar. Quem se aproxima do Senhor se fortalece. 
Interessante que pedir para Deus nos levar até a rocha alta é pedir que ele nos leve até a sua presença. Deus é a nossa rocha e é ele quem nos leva para a rocha. Só podemos entrar na presença de Deus pela permissão dele. Somente pelo beneplácito soberano do próprio Deus, por sua autorização, consentimento e aprovação.
Quando no Salmo 40 o salmista diz que o Senhor o tirou de um poço de lama e perdição e colocou os seus pés sobre a rocha, podemos ver um exemplo do que acontece com aquele que busca a Deus. Ele diz que esperou constantemente pelo Senhor e Deus o livrou. Deus o tirou dos lugares escorregadios e firmou os seus passos. 
O Salmo 62 começa dizendo: “A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado"! Vivendo na presença de Deus no lugar de preocupações diárias poderemos todos os dias bendizer o nome do Senhor. Mesmo que um abismo apareça a nossa frente poderemos confiar que com o Senhor estamos seguros. 

Com Deus posso avançar, em Deus posso descansar.