Cegueira espiritual


2 Pedro 1.5-11

Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! (Mt 6.23)

Terrível mal é a cegueira. Uma limitação que dificulta a vida. Uma barreira. Existem dois tipos de cegueira: a cegueira física e a espiritual. Paul David Tripp falando sobre isso disse: “A diferença entre cegueira física e espiritual é que a primeira é perfeitamente óbvia enquanto a última muitas vezes passa despercebida. Uma pessoa cega fisicamente é imediatamente confrontada com a sua condição. Muitas vezes, uma pessoa espiritualmente cega não somente falha em reconhecer sua cegueira, mas está convencida de que tem excelente visão. Uma parte fundamental de ser cego espiritual é que você é cego para com a sua cegueira”. 
Podemos estar cegos para muitas coisas e não perceber. O pecado nos cega. É preciso tomar muito cuidado, pois nos acostumamos com muitas coisas e deixamos de perceber o quanto erramos. De que maneira temos enxergado a nós mesmos, ao nosso próximo e a Deus? O que podemos fazer? Pedro disse: “empenhem-se para acrescentar à sua fé” (2Pe 1.5). A nossa fé não é estática, ela deve ser cultivada, desenvolvida. Pedro dá aqui alguns exemplos do que deve ser acrescentado à nossa fé: “empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” (2Pe 1.5-7).
Somente acrescentando à nossa vida estas qualidades que Deus nos dá é que poderemos viver ativamente. Poderemos enxergar melhor. Não vamos enxergar como os fariseus que cumpriam a lei externamente, mas estavam distantes de Deus no coração. Nem como a igreja de Laodiceia que se achava rica e Deus disse que era miserável e cega (Ap 3.17-18). Poderemos viver na presença de Deus. Através da iluminação do Espírito Santo seremos guiados pelos bons caminhos de Deus. 

Coração limpo, bons olhos.