O Bom Samaritano


Leitura Biblica: Lucas 10.25-37

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles (Lc 6.31).

A parábola do Bom Samaritano é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ela surge de uma conversa entre um mestre da lei e Jesus. Uma das perguntas feita a Jesus foi: Quem é o meu próximo? Como resposta, Jesus conta a parábola. A história contada diz que um homem descia a estrada de Jericó e foi assaltado, espancado e abandonado no meio do caminho. Logo após o assalto, passou por ali um sacerdote, a caminho de sua casa em Jericó. Ele olhou o homem ferido, e passou de lado. Pouco depois, um levita fez exatamente o mesmo: olhou-o e continuou seu caminho. Mais tarde, veio um samaritano. Parou e olhou para o homem desamparado, deitado em seu próprio sangue. O samaritano se encheu de pena. E tomou todas as providências possíveis para cuidar dele. Jesus terminou a história perguntando: “Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?” O teólogo teve que dizer: “O que usou de misericórdia para com ele.” Jesus disse: “Vai, e procede tu de igual modo”.
O comentarista Simon Kistemaker disse: “O samaritano sabe o que deve fazer e o faz bem. Raça, religião, diferença de classes não são importantes para ele. Vê um ser humano em dificuldades e o ajuda. Não perguntou se o ferido era judeu, romano ou sírio. Para ele, aquela pessoa nua, ferida, meio morta, era um irmão precisando de ajuda. O samaritano não praticou este ato de amor e caridade esperando retorno”. Jesus deixa bem claro que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Ensina que nosso próximo nem sempre é uma pessoa fácil de amar. Na parábola ele é mostrado sujo de sangue, nu e semimorto. Precisa de ajuda e não tem como ressarcir. No Sermão da Montanha Jesus ainda vai além dizendo que devemos amar também o inimigo (Mt 5.44; Lc 6.27)”. 
O que devemos fazer? Devemos amar e buscar o Senhor em todo tempo. Também devemos amar e ajudar aquele que Deus coloca próximo de nós. 

Faze isso e viverás.