Ditados sábios


Leitura Bíblica: Provérbios 23.15-19

Preste atenção e ouça os ditados dos sábios, e aplique o coração ao meu ensino (Pv 22.17).

No livro de Provérbios encontramos diversos ditados sábios. Deveríamos decorá-los e recitá-los mais. Eles trazem instruções sábias, conselhos dignos. Vamos listar alguns aqui. 
1- As amizades - “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira” (Pv 22.24). Se temos como amigo uma pessoa grosseira ou violenta podemos “pegar os seus maus costumes”. Cuidado com as amizades!
2- O desejo de ficar rico - “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!” (Pv 23.4). Trabalhar demais leva ao stress, à exaustão. Pensar demais em possuir coisas é prejudicial à saúde física e espiritual. Muito esforço pode ser frustrante, mesmo se você conseguir riquezas, elas podem desaparecer de repente. 
3- Seja disciplinado - “Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento” (Pv 23.12). O que aprendemos de bom deve ser guardado, cultivado. Aprenda o máximo que puder. Pratique o bom senso de colocar em prática os ensinamentos sábios que adquiriu. Guie o seu coração pelo bom caminho.
4- O perigo da embriaguez - “Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente!” (Pv 23.31). Provérbios 23.29 fala que a embriaguez gera tristeza, brigas, ferimentos desnecessários, muitos ais. “Tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos” (Pv 23.21). Devemos ser sóbrios, ter uma vida ativa e saudável. 
5- Cuidado com o que fala - “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento” (Pv 21.23). Existe muita discussão desnecessária. Estas acontecem pela falta de controle da língua. Existe o tempo e o modo de falar todas as coisas. Uma palavra sincera, um bom conselho é um grande tesouro (Pv 25.11). 
Faça a sua própria lista de ditados sábios. “Será uma satisfação guardá-los no íntimo e tê-los todos na ponta da língua” (Pv 22.18).

Buscar sabedoria é alegrar a Deus.