Caminho da piedade


Leitura Bíblica: Tito 1.1-4

Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade (1Tm 4.7).

A piedade no sentido moral diz a respeito a vida de santidade. Para viver piedosamente, viver de maneira santa é preciso alimentar-se espiritualmente com o verdadeiro ensinamento da Palavra de Deus. “Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais” (1Tm 4.7 - BLH). Não devemos perder tempo com ensinos de mentiras ou discussões desnecessárias. “Somos instruídos a buscar uma vida piedosa. Talvez seja este o grande desafio da vida cristã. Viver piedosamente é fruto de exercício constante. A palavra utilizada pelo apóstolo Paulo, traduzida por piedade, é ‘eusebeia’. Afirma Michael Horton que ela “incorporava doutrina e vida. A doutrina é sempre orientada para a prática, e a prática é sempre fundamentada em doutrina verdadeira. Portanto, viver piedosamente é crer em Deus segundo as Escrituras e praticar os seus ensinos como ato de devoção a ele” (Rev. Antônio Fontes).
Grande proveito tem a piedade. Timóteo diz que para tudo ela é proveitosa. Seu proveito não se limita a esta vida, como a recompensa de um exercício físico. A piedade é proveitosa para a eternidade. É por meio da fé e do conhecimento de Cristo que seguimos em piedade. É na esperança da vida eterna que ela se fundamenta. Não basta ter uma vida de aparente piedade. A piedade vem do coração e se manifesta em ações. Para ter piedade é preciso experimentar o poder que vem de Deus. Na presença de Deus encontramos o caminho da piedade. 2Pedro 1.3 afirma: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. 
Pedro recorda aos seus leitores que todas as coisas serão destruídas. Haverá novos céus e nova terra. Por isso devemos viver em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Senhor (2Pe 3.11-13).

Viva a piedade.