Está limpo?


Leitura Bíblica: Mateus 23.23-27

E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele (At 22.16).

A patroa mandou a empregada lavar um copo. Ela saiu e voltou com o copo cheio de manchas. A patroa olhou e perguntou: Mas você não lavou o copo? Ela respondeu: Lavei sim, senhora, lavei por fora. O Rev. Samuel Barbosa em seu livro “Pense Comigo” comenta esta história dizendo: Aqui me lembrei do profeta Jeremias: ‘Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos?’ (Jr 4.14). E também do que disse o próprio Cristo: ‘Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo’ (Mt 23.26). 
Boa história e bela aplicação do Rev. Samuel. É interessante que só foi possível enxergar que o copo estava mal lavado, porque ele era transparente. Podia ser visto por dentro e por fora. Está aí uma coisa que precisamos ser. Precisamos ser mais transparentes. Geralmente somos copos coloridos e com tampa. As pessoas só podem ver o que está em nossa aparência externa. Não sabem o que está dentro do copo. Não sabem quais são nossos reais pensamentos. Por isso, cuidamos muito mais de nossa aparência externa do que de nosso coração. Sabemos que é por nossa aparência que os outros irão nos julgar. Só que uma hora cansamos de tanta maquiagem. Percebemos que o mais importante é como Deus nos vê. E Deus não vê a aparência, ele vê nosso coração. Ele é o verdadeiro juiz de todos nós. 
É tempo de lavar o coração. É tempo de arrependimento. Tempo de cuidar da vida mais do que da aparência. Cuidar dos pensamentos mais do que escolher palavras. Limpar o interior do copo e mostrar-nos sem medo às pessoas. 
Está limpo? Com Jesus estamos limpos. O sangue de Jesus nos limpa e nos purifica de todo pecado. Que a nossa mente seja cativa da palavra de Deus. Nossos atos, expressões do coração, a nossa beleza seja reflexo da imagem de Deus em nossa vida. 

Se não estamos limpos, precisamos urgentemente de Jesus.