O preguiçoso


Leitura Bíblica: Provérbios 6.6-11

O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona (Pv 16.26).

Difícil a vida do pregador. Imagina ter que falar para um grupo de pessoas que elas devem aprender com as formigas. Dizer que elas são preguiçosas se ficam deitadas demais, se não trabalham. Um dia uma senhora me disse: “Pastor, não fala que somos preguiçosas, diga que estamos acomodadas”. Parece mais suave dizer que alguém está acomodado, mas não deixa de ser um preguiçoso acomodado. 
Brincadeiras à parte, esta passagem ilustra muito bem que a vida não deve ser sonolenta. Temos muitas atividades, muitas obrigações. Não dá pra ficar parado esperando o maná cair do céu, temos que nos mover e trabalhar. O tempo deve ser ocupado sabiamente e ativamente. Como diz Millôr Fernandes: “Quem mata o tempo não é assassino, é suicida”. Se existe uma coisa que todos recebem igualmente, esta coisa é o tempo. Cada um de nós tem as mesmas 24 horas. O bom uso do tempo nos fará bem sucedidos em todas as áreas, espiritual e profissionalmente. 
Devemos ser criativos. “Numa época de crise em que todos choram, há sempre alguém que se lembra de fabricar lenços” (Autor desconhecido). As formigas, mesmo sem chefe, nem supervisor ou governantes, procuravam agir e sabiam o que fazer. 
Devemos ser previdentes. Falha aquele que vive correndo atrás do prejuízo. Devemos nos antecipar ao prejuízo. Um trabalhador previdente “reconhece um problema antes que ele se torne uma emergência” (Arnold Glasgow). As formigas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. O preguiçoso fica esperando sem fazer nada. 
Pode ser difícil e trabalhoso, mas é importante agir e não desistir. Como disse Jim Rohn: “Se você realmente quer fazer alguma coisa, você encontrará um modo. Se você não quer, você encontrará uma desculpa”.  
Não seja acomodado, trabalhe arduamente, mas lembre-se sempre, se o Senhor não edificar a sua vida tudo que você fizer será inútil. Busque a Deus, tenha em Deus motivação para viver e trabalhar. 

Para quem ama o que faz o trabalho não dá trabalho.