Praticando alegria


Leitura Bíblica: 1Pedro 4.12-16

Alegrem-se no Senhor, justos, e louvem o seu santo nome (Sl 97.12).

Se existe uma prática importante que devemos executar todos os dias, esta prática é a prática da alegria. Filipenses 4.4 diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Paulo é bem enfático quando diz: “outra vez vos digo: Alegrai-vos”. Mais do que um convite, é uma ordem de Deus para nós seus filhos. Paulo deixa claro que unidos com o Senhor somos sempre alegres. Só o pecado pode interromper a nossa alegria. Mas logo quando nos arrependemos e confessamos nossa falha, nossa alegria é restituída. Elben M. Lenz Cézar disse: “A alegria não é só uma opção de vida. É uma ordem de Deus ao seu povo. Em Cristo é uma aberração não ser alegre. É mau testemunho. É contra a evangelização. É uma falta de coerência. A Bíblia ensina uma alegria teimosa, aparentemente arrogante, não científica, baseada na fé e não na instabilidade das circunstâncias de tempo e lugar, comprometida mais com a saúde da alma do que com o bem estar físico. A alegria não é tão difícil quanto os pessimistas pensam. Ela é provocada por coisas simples sempre relacionadas com a pessoa de Deus. A prática da alegria é a arte de se oferecer resistência à tristeza através do gozo proporcionado pela presença de Deus na vida daquele que o busca honesta e continuamente”.
Um exemplo disto é a alegria de Habacuque que disse: “Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos, embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação!” (Hb 3.17-18 BV). 
A maior fonte de alegria é a presença de Deus na vida diária do homem: “Na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra há delícias perpetuamente” (Sl 16.11). A alegria está no coração de quem conhece a Jesus. A alegria está naquele que não se deixa guiar por circunstância, por seus sentimentos instáveis, mas olha sempre para o Senhor. 

Alegria, todo dia.