Prosseguir


Leitura Bíblica: João 14.27-31

Agrada-te, Senhor, em libertar-me; apressa-te, Senhor, a ajudar-me (Sl 40.13).

Um senhor, certa vez, percebeu que um boi havia entrado em seu jardim e estava destruindo os canteiros. Começou a andar em torno do jardim à procura do “rombo” na cerca por onde o boi pudesse ter entrado. - Não é possível, dizia o homem, não há nenhum buraco por onde possa ter entrado! A mulher que estava observando o marido já há algum tempo, interveio: - Em vez de ficar procurando o lugar por onde o boi entrou, trate logo de expulsá-lo do jardim antes que ele acabe com tudo! 
Realmente, em certos momentos, no lugar de ficarmos procurando entender alguns problemas, é preciso encontrar imediatamente um meio de resolvê-los. No lugar de ficar procurando um culpado, precisamos agir em busca de uma solução para o que nos aflige. Quanto antes começarmos a limpar a sujeira, aparar as brechas, corrigir as falhas, mais cedo iremos descansar. Logo pela manhã priorize o que é mais importante. A tarefa que você começar, trabalhe nela até concluir. 
Se nos atermos aos porquês dos problemas, vamos perder tempo. Problemas devem ser resolvidos. Ficamos muitas vezes distraídos, preocupados, até mesmo assustados. Isso nos impede de prosseguir. Ficamos sem ação, paralisados. Para sermos vencedores precisamos estar atentos a todas as possibilidades. Às vezes, o improvável acontece, mas nem por isso devemos desistir. A vida é uma corrida com obstáculos. Devemos pular e não parar. Como diz o ditado popular: “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. Tenha bom ânimo. Alguém já observou que o papagaio de papel sobe contra e não a favor do vento? Jesus já advertira os seus seguidores: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). 
Desespero e ansiedade não têm a capacidade de resolver problemas. O segredo é acreditar em Deus. Ele se apressa para ajudar, de tudo ele pode livrar. O importante é prosseguir, não desistir, fazer dia a dia o que puder. 

Apressa-te em dar o primeiro passo.