Xeque-Mate


Leitura Bíblica: Efésios 6.14-17

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês (Tg 4.7).

Conta-se a história de um campeão de xadrez que era fascinado por uma pintura numa galeria de arte europeia, mostrando dois jogadores de xadrez. Um enxadrista era retratado como o diabo, olhando com desprezo para seu oponente. O outro jogador era um jovem que considerava com seriedade sua próxima jogada, reconhecendo as consequências se ele fosse perder o jogo. O título do quadro era Xeque-Mate. A mensagem estava clara: o diabo esperava capturar a alma do jovem para sempre. Depois de estudar o tabuleiro de xadrez durante horas, o campeão percebeu que o jovem ainda tinha como escapar e podia dar xeque-mate ao diabo. “Eu queria que você pudesse me escutar”, o campeão gritou para o jovem. “Embora Satanás o tenha enganado, você não precisa passar por xeque-mate. Pode dar um xeque-mate a ele. Sua vida pode ser transformada. Você, e não o diabo, tem a última jogada”.
Joel Beeke comenta esta ilustração dizendo: “Em Cristo, os crentes terão o último passo contra Satanás. Pouco antes de Cristo voltar nas nuvens, Satanás será ‘solto’ por ‘um tempo’ e lançará poderoso ataque contra a igreja (Ap 20.3,7). O crente pode bem temer que seja vencido pelo arqui-inimigo, mas, então, Cristo virá vitorioso para ferir mortalmente a cabeça de Satanás no juízo final. Cristo pegará a antiga serpente, Satanás, e o lançará nas profundezas do inferno, que ele mesmo descreve como lago de fogo eterno ‘preparado para o diabo e seus anjos’ (Mt 25.41)”’.
Embora no presente Satanás aparentemente está levando vantagem, o seu futuro será de destruição eterna. Se estamos nos sentindo derrotados em alguma área de nossas vidas, lembremos que o fim ainda não chegou. A partida só termina quando o juiz apita o final. É certo que até ao final Deus estará conosco e nos mostrará o caminho da vitória. Apesar de todos os esforços de Satanás, Cristo, o vencedor, não falhará.

Resista a Satanás com a Palavra e as promessas de Deus.