Bom trabalho


Leitura Bíblica: Salmo 128

O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força (Ec 9.10a). 

Quando o escultor João Bacon retocava a estátua de Chatbam na Abadia de Westminster, passou por ali um pastor que colocando-lhe a mão ao ombro murmurou: “Tome cuidado do que faz; está trabalhando para a eternidade”. O pregador então subiu ao púlpito e começou a pregar. Quando acabou o sermão o escultor colocou a mão no braço dele, e disse-lhe: “Tome cuidado do que faz; está trabalhando para a eternidade”. 
Encontramos mais alegria para viver e força para o trabalho quando temos a visão que tudo que fazemos deixará uma impressão no futuro. Seja a mais simples e humilde ação ou o trabalho mais difícil. Toda obra que realizamos faz parte de uma história eterna. 
Não devemos desanimar diante das tarefas. Devemos prosseguir, mesmo sabendo que depois do pecado de Adão e Eva tudo se tornou mais difícil. “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão” (Gn 3.19a). 
Nosso trabalho será abençoado se permanecermos em Deus. O Salmo 128 reforça esta ideia dizendo: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero” (v. 1-2). 
Nosso trabalho será abençoado se lembramos de compartilhar o que temos com outras pessoas. “…trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade” (Ef 4.28b). Trabalhemos para suprir nossas necessidades e também para ajudar aos necessitados, não podemos ser acumuladores egoístas. “Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer” (Dt 15.10). 
Trabalhe com dedicação, o seu esforço será recompensado. “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza” (Pv 14.23). Mais do que o dinheiro, a recompensa do trabalho é a alegria de ver sua missão cumprida, sua história sendo escrita de maneira bonita. Uma história que se estende para a eternidade. 

Trabalho, bênção que completa a alegria.