Melhor é orar


Leitura Bíblica: Hebreus 13.18-21

O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2.17).

Começar o dia com muitas ideias e com decisões importantes tomadas é muito bom, mas melhor é orar. Orar sempre é melhor. Nossas boas ideias podem nos levar a lugares ruins. Nossa decisão firme pode ser um passo para a decepção ou falência. Não quero parecer pessimista, apenas quero lembrar que todas as coisas devem ser levadas a Deus através da oração. Nossas ideias e decisões não podem ser independentes. A dependência de Deus é o único caminho para a vida. Veja esta oração de Jeremias: “Eu sei, Senhor, que não está nas mãos do homem o seu futuro; não compete ao homem dirigir os seus passos” (Jr 10.23). 
A vida é uma oportunidade de comunhão com Deus quando em cada decisão fazemos uma oração. Em cada pensamento conversamos com Deus pedindo para ele sondar e examinar o nosso coração e mente. Entendemos que devemos nos guiar pelos pensamentos de Deus que são mais altos que os nossos. Percebemos que devemos andar pelos caminhos de Deus que são melhores que os nossos caminhos. 
Nossa segurança não está em nossa força ou sabedoria. Está na aliança que Deus fez conosco. Deus diz ao seu povo: “Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim” (Jr 32.40). Vivemos sob a direção de Deus. A nossa segurança e alegria estão no fato de que Deus nos tem em suas mãos. 
Como devemos começar o dia? O dia começa melhor quando entendemos que, mais do que disposição, precisamos de oração. Melhor é orar. Que Deus nos ajude a fazer de cada decisão um motivo de oração. Oração não é apenas apropriada quando já não sabemos mais o que fazer. A melhor oração é quando eu sei o que fazer, mas ainda assim oro pedindo a confirmação de Deus. Oro em submissão a Deus, de forma que a vontade dele prevaleça sempre e não a minha. Ore sempre. Ore sem cessar. 

A melhor ação vem depois da oração.