Saúde da alma


Leitura Bíblica: Eclesiastes 6.3-5

O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma (Pv 16.17).

Nós possuímos uma vida que se divide em parte física e parte espiritual, ou corpo e alma (Gn 2.7). Mas infelizmente damos muito mais importância às coisas da carne do que às do Espírito. A maior parte da reação do homem é para o seu corpo. É quase certo que teríamos medo de receber as palavras de João com segurança quando disse: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3Jo 1-2). 
Devemos pensar seriamente neste assunto, pois podemos ser pegos de surpresa em nossa atitude errônea de aumentar os celeiros da terra enquanto nada temos construído espiritualmente (Lc 12.20). Devemos estar conscientes que nenhum proveito existe em ganhar o mundo inteiro e perder a alma (Mt 16.26).
Mas como podemos cuidar de nossa alma? Qual o alimento adequado para darmos à nossa alma? Veja alguns exemplos: 
Alimentamos nossa alma lutando contra o pecado. O pecado é o violentador da alma, ele gera a morte. Lutar contra ele é sempre necessário. “Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte” (Pv 8.36).
Alimentamos nossa alma guardando os mandamentos e caminhos de Deus. O destino final está relacionado com a estrada que andamos. “O que guarda o mandamento guarda a sua alma; mas o que despreza os seus caminhos, esse morre” (Pv 19.16). 
Alimentamos nossa alma através de boas companhias. É necessário afastar-se das más companhias e conviver com pessoas que sejam tementes a Deus. Devemos cultivar boas amizades. “Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles” (Pv 22.5).  
Alimentamos nossa alma através do que falamos. O que falamos serve para nutrir ou desnutrir nossa alma. “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Pv 16.24). 
Estes são apenas alguns exemplos, muitos são os alimentos para a alma. Lembremos sempre deles. 

Sejamos saudáveis de corpo e alma.