As faces do medo


Leitura Bíblica: Salmo 56.1-4

Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios (Pv 3.25).

Existem muitos tipos de medo. Medo de escuro, de altura, de animais peçonhentos, de ser assaltado, de andar de avião, de ficar em lugar fechado, etc. O medo tem duas faces. Uma negativa e outra positiva. 
Negativamente, podemos dizer que o medo é um sentimento paralisante e muito incômodo. Pode causar aprisionamento, acabar com muitos projetos bons, matar a alegria. Desse medo devemos fugir. É preciso vencer certos medos que estão neutralizando nossa ação, nos fazendo mais pobres. Não podemos nos esconder da vida, deixando de fazer coisas boas e importantes por causa do medo. Muitos de nossos medos são ilusões. São sombra de nada. Fantasmas que não são reais, não irão nos fazer mal. Não devem ser tolerados. 
Positivamente, o medo serve como proteção. O medo de altura nos afasta do perigo de ficar à beira de um precipício, de cair. “O medo oferece uma vantagem enorme. Acaba com a valentia descabida. Põe um ponto final na caminhada tortuosa do pecado. Assusta quem sem razão alguma se sente exageradamente tranquilo. Em algumas ocasiões o medo põe por terra a soberba, acaba com o indiferentismo religioso, destrói planos diabólicos, gera o temor do Senhor e traz o medroso para perto de Deus outra vez” (Revista Ultimato). Este medo é bem-vindo. 
Precisamos identificar as faces do medo. Ao mesmo tempo, ele pode pôr tudo a perder ou nos proteger para melhor viver. Vença o medo, aprenda com seus medos. Tenha medo de praticar o mal e coragem para fazer o bem. Viva com Deus e não tenha medo. Entregue, deposite seus medos nas mãos de Deus, confie a ele o que o perturba. “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Provérbios 3.21-24).

O amor a Deus afasta o medo.