Consolo que consola


Leitura Bíblica: 2 Coríntios 1.3-6

Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados (Hb 2.18).

Para ajudar sua equipe de jovens arquitetos a entender as necessidades daqueles para quem eles projetam habitação, David Dillard os faz passar 24 horas num centro de idosos, nas mesmas condições das pessoas acima de 80 anos. Eles usam tampões de ouvido para simular perda auditiva, unem os dedos com fita adesiva para limitar a destreza manual e trocam de óculos para replicar problemas de visão. Dillard diz: “O maior benefício é que ao enviar jovens de 27 anos, eles voltam com um coração dez vezes maior. Eles conhecem as pessoas e compreendem seus problemas” (Rodney Brooks, USA Today).
David C. McCasland faz uma comparação da ação dos arquitetos com o que Jesus fez por nós. Ele diz: “Jesus viveu neste mundo durante 33 anos e partilhou de nossa condição humana. Ele foi feito como nós, ‘…semelhante aos irmãos…’ (Hebreus 2.17), então sabe como é viver num corpo humano nesta terra. Ele entende as lutas que enfrentamos e nos compreende e encoraja. ‘Porque, naquilo que ele mesmo [Jesus] sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados’ (v.18). Por meio da Sua morte, Jesus rompeu o poder de Satanás e nos libertou do nosso medo da morte (v.14-15). Em todas as tentações, Jesus caminha ao nosso lado para nos dar coragem, força e esperança ao longo do caminho”.
Além desta aplicação sobre Jesus compreender a nossa dor e nos consolar, podemos aprender com estes jovens arquitetos sobre o compreender e consolar os problemas dos outros. 2Coríntios 1.4 diz: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”. Deus nos livra das dificuldades e assim podemos ajudar outras pessoas mostrando para elas o caminho do livramento que tivemos. 

Consolai-vos uns aos outros.