Ser solidão


Leitura Bíblica: Isaías 51.3-5 

Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos (Dt 32.10).

As cidades estão ficando mais populosas e, com os avanços tecnológicos na área da comunicação, cada vez nos relacionamos com mais pessoas. Mesmo assim, o sentimento de solidão tem crescido a cada dia e muitas pessoas sofrem com isso. A solidão não é um problema apenas dos que moram sozinhos ou de pessoas solteiras. A solidão já está na essência do ser humano. O homem é um ser único. Todos nós temos um sentimento de solidão que é normal. Andamos por caminhos e pensamentos únicos e, de tão singulares que somos, será impossível termos supridas todas as nossas carências emocionais. 
O que ocorre é que muitas pessoas transformam essa solidão normal em um estado de isolamento doentio. Começam a abandonar a si mesmas por não conseguirem lidar bem com seus sentimentos, desprezam-se, sentem-se excluídas de grupos e incapazes de fazer amizades. É preciso fugir dessas ideias de auto desprezo. Compartilhar a vida é uma sensação muito boa e compensadora. Precisamos aproveitar o tempo em que temos uma família ao nosso redor para nos achegar e desenvolver um relacionamento profundo e significativo. Não podemos ter medo de fazer amizades e de nos relacionar de forma sadia e amiga. 
Os tempos de solidão vêm e vão. Podemos vencê-los buscando fazer algo por alguém ou alguma atividade que preencha o nosso tempo. Agora, a maior força em tempos de solidão é a lembrança de que nunca estamos desamparados, porque temos Deus ao nosso lado. Diz a Bíblia que mesmo que nossos pais venham a nos desamparar, o Senhor nos acolherá. Nos momentos de solidão precisamos orar e buscar a presença de Deus. Quando todos desampararam Jesus, ele disse: “Não estou sozinho, pois o meu Pai está comigo” (Jo 6.32). E quando partiu, Jesus não nos deixou só, ele permanece conosco por meio do Espírito Santo. 

A presença de Deus cura a solidão.