Caminho do fracasso


Leitura Bíblica: Salmo 40.12-16

Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores! (Sl 40.17)

A derrota, o fracasso podem ser muito desanimadores e nos leva ao abatimento, à tristeza. Muitas pessoas se tornam depressivas depois de alguma desilusão. Por que muitas vezes fracassamos? Como diagnosticar os motivos de um fracasso? 
Quero identificar aqui alguns fatores da derrota. O primeiro deles é a confiança exagerada. “Precisamos lembrar de que não há nada tão pequeno que o possamos combater sozinhos. Precisamos da ajuda de Deus em tudo o que tentarmos realizar” (Lloyd M. Perry). Precisamos da ajuda de Deus, precisamos da ajuda de pessoas. Todo excesso de confiança tende ao erro. Confiança demais vira arrogância e precede a queda. O segundo fator da derrota está relacionado ao primeiro. É o erro de não esperar em Deus. Antes de tomar decisões, antes de nos aventurarmos a fazer tudo do nosso jeito, é necessário esperar no Senhor. Quando recorremos a Deus, temos orientação quanto ao tempo e o modo de agir. Deus firma nossos passos e confirma nossas decisões. O terceiro fator da derrota é a desobediência às ordens de Deus. Não adianta saber o que fazer, precisamos colocar em prática o que aprendemos. Não conseguiremos sucesso algum se não agirmos conforme a vontade de Deus. De nada adianta grandes realizações se forem às custas da integridade, da verdade e honestidade. Podemos vencer quando obedecemos as regras e a vontade de Deus.  
A maioria dos fracassos estão relacionados à falta de atenção a estes fatores: Confiança demasiada em si mesmos, o fato de não conseguir esperar em Deus e a desobediência às ordens de Deus. No Salmo 40 encontramos Davi contornando o fracasso, depositando sua confiança em Deus. Ele diz que tinha incontáveis problemas para resolver, reconhece que seu pecado estava fazendo-o perder o ânimo. Ele clama a Deus, pois sabe que é do agrado de Deus fazer o bem. 

Contornemos o fracasso com confiança e sabedoria.