Dando exemplo


Leitura Bíblica: Colossenses 3.20-21

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios (2Tm 3.2).

Um caranguejo corria na praia com sua mãe. A mãe corrigiu o filho: - Não corra de lado! Andar para a frente é muito mais adequado. O jovem caranguejo respondeu: - Claro, mamãe, quero aprender. Mostre como se anda para a frente e eu ando atrás de você. Nesta fábula de escopo aprendemos que as palavras são importantes, mas o que vale é o exemplo. 
Que exemplo damos para os nossos filhos? Embora o ensino correto e o melhor exemplo não sejam garantia total de que os nossos filhos não vão se desviar por maus caminhos, dar exemplo é a melhor maneira de educá-los. A Bíblia ensina aos pais que eles não devem provocar os filhos à ira, devem criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Uma das formas de irritarmos os nossos filhos é cobrando deles algo que eles não veem em nós. O que adianta dizer para um filho que ele deve ser educado, quando não somos. Que ele não deve falar palavras grosseiras, quando falamos. Que ele deve andar pra frente, se nós não andamos. 
Devemos disciplinar, ensinando com palavras e ensinando com o exemplo em nossa maneira de viver. Disciplinar não é só cobrar o melhor desempenho dos filhos, mas é dedicar tempo para estar com os filhos. O ensino da convivência é um ensino natural e tem grande aproveitamento. Disciplinar é mais do que punir os filhos. Disciplinar é encorajar e ensinar com paciência. Mostrar ao filho que ele pode ser melhor e pode alcançar muito mais se buscar. 
Devemos, como pais, fazer o melhor para os nossos filhos a cada dia. Sabendo que somos imperfeitos e que não só vamos ensinar o que é bom para eles. Devemos fazer o melhor para os nossos filhos sabendo que vivemos dias maus. Devemos entregar nas mãos de Deus a vida de nossos filhos sabendo que nossa responsabilidade é apenas de criá-los e exortá-los, mas que também não somos culpados pelos seus erros. 

Deus abençoa os filhos dos filhos.