Saberes diferentes


Leitura Bíblica: 2 Timóteo 1.11-14

Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mt 16.26)

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: - Meu caro barqueiro, você entende de leis? - Não, senhor, responde o barqueiro. E o advogado, compadecido: - É uma pena... Você perdeu metade da vida! O barqueiro nada responde. A professora, muito social, entra na conversa: - Seu barqueiro, o senhor sabe ler e escrever? - Também não sei, senhora, responde o remador. - Que pena... - condói-se a mestra. - Você perdeu metade da vida! Nisso, chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro, preocupado, pergunta: - Vocês sabem nadar? - Não! - responderam eles rapidamente. - Então, é pena... - conclui o barqueiro. - Vocês perderam toda uma vida!
Paulo Freire disse: “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. No universo do saber, o mais inteligente ainda continua sendo ignorante. Não existe ninguém tão completo, que saiba tudo. Quem aprendeu muitas coisas deve ter humildade, pois quanto mais aprende, sabe que sempre está longe de saber tudo. Que não tem muito estudo não tem porque se envergonhar ou sentir-se inferior. Mesmo não tendo muito conhecimento em diversas áreas, pode ser experiente no que é necessário para desempenhar a sua função. Também devemos lembrar que nem sempre conhecimento é sinônimo de sabedoria. Existem muitas pessoas sábias com pouco estudo, como também pessoas cultas sem sabedoria alguma. 
E o mais importante a ser lembrado - de nada vale ter ou não ter conhecimento. Você pode saber de tudo, mas, se não conhecer a Cristo, está perdendo a vida inteira e ainda perderá a vida eterna. Nem no conhecimento ou qualquer coisa que o mundo tenha para nos dar está a liberdade verdadeira que só em Cristo podemos encontrar.   

Eu sei em quem tenho crido.