Um menino


Leitura Bíblica: João 6.5-13

Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias (Lc 12.35).

É impressionante a quantidade de anônimos importantes que encontramos na Bíblia. Pessoas que não sabemos nem o nome, como o menino, que no milagre da multiplicação dos pães e peixes, estava no meio da multidão e levava consigo cinco pães e dois peixes. Devemos valorizar as pessoas, elogiar, dar honra a quem merece. Mas não podemos esquecer que todos nós somos servos de Deus. Tudo o que temos e somos vem de Deus. Devemos lembrar que não somos mais importantes do que as outras pessoas. No reino de Deus, fazemos parte de um corpo e cada um de nós deve desempenhar a sua função. 
Pensando no menino do texto, podemos afirmar que, mais importante do que o seu nome, foi sua atitude. Mesmo sem nome, ele será sempre lembrado.  
O Rev. Lucas Pina enumera três lições que podemos aprender com este menino. A primeira lição é que o menino estava buscando conhecer Jesus. Não sabemos se ele estava com sua família ou sozinho. O fato é que ele estava juntamente com aquela multidão procurando aprender os ensinos de Jesus. Ele queria saber quem era Jesus. A segunda lição é que ele estava preparado para permanecer por longo tempo ali. Ele havia levado um lanche. Parece que era o único que tinha se preparado, nem mesmo os apóstolos de Jesus tinham algum alimento guardado. A terceira lição é que ele estava disposto a compartilhar sua comida com os outros. Os discípulos pediram a sua comida e ele simplesmente entregou. Não sabia o que iria acontecer dali em diante, mas não se opôs ao que foi chamado. 
Que a nossa preocupação seja sempre servir a Deus. Para isso, mais do que ser conhecidos, devemos procurar conhecer a Jesus. Precisamos estudar a Bíblia, ouvir a mensagem de salvação e seguir a Jesus. Também precisamos estar dispostos a contribuir com a obra de Deus. Mesmo que o que temos possa parecer pouco, devemos lembrar que Jesus pode multiplicar o que temos e realizar grandes milagres. 

Servimos ao Deus vivo e verdadeiro.